Conheça 7 benefícios da amamentação para o seu bebê

Ter um bebê em casa é uma delícia, mas é necessário muita dedicação e alguns cuidados especiais. Seja com os horários de sono ou com a alimentação, as mães sempre têm que estar atentas às necessidades do bebê.

Nos primeiros 6 meses, é indicada uma amamentação exclusiva de leite materno, para depois introduzir gradativamente novos alimentos na dieta do bebê. Mas quais são os benefícios da amamentação para o seu bebê e por que ela é tão importante? Confira!

Fortalece a imunidade do bebê

Um dos principais benefícios da amamentação é o fortalecimento da imunidade do bebê. Além de algumas vacinas serem dadas ainda no hospital, seu filho tem um sistema imunológico muito imaturo e sem preparo para os agentes nocivos à saúde. O leite materno tem a capacidade de passar esses anticorpos de mãe para filho, melhorando, assim, o sistema imunológico do bebê.

Evita diversas doenças

O uso de mamadeiras faz com que o bebê se alimente mais do que o necessário, e quando isso ocorre, o corpo se programa para um maior acúmulo de gordura. Como o leite materno é feito sob medida para cada bebê, ao substituir por leites industrializados, você poderá oferecer uma quantidade extra de sais minerais desnecessárias para aquele período. Com esses dois problemas, podem surgir doenças como hipertensão, obesidade, diabetes e síndrome metabólica.

Colabora com a evolução cognitiva das crianças

O leite materno possui ácidos graxos poli-insaturados capazes de formar os neurônios e melhorar a comunicação entre eles. Dessa forma, a amamentação é o melhor caminho para ajudar no desenvolvimento cerebral, da fala (vocabulário) e do raciocínio dos bebês e das crianças.

Evita o aparecimento de alergias

Estudos em diversas partes do mundo chegaram à conclusão que bebês que são amamentados exclusivamente por pelo menos 4 meses, possuem um melhor funcionamento dos pulmões. Outra conclusão foi que bebês alimentados exclusivamente pelo leite materno por 6 meses tem menor incidência no aparecimento de chiados no peito e asma durante a infância.

Evita as temidas cólicas

As cólicas ocorrem pela a maturação do intestino dos bebês que ainda são frágeis. O leite de vaca e o leite industrializado possuem proteínas que causam cólicas. Já o leite materno possui uma proteína de fácil digestão, evitando, assim, as dores abdominais.

Melhora o elo entre mãe e bebê

A amamentação melhora o elo entre mãe e bebê. Com isso, o bebê se sente mais seguro e amado, evitando momentos de choro e solidão. Para as mamães, a amamentação auxilia na fabricação de hormônios que reduzem o estresse.

Reduz a incidência de doenças nas mamães

Um dos benefícios da amamentação para as mamães é a redução de incidência de doenças como câncer de ovários ou câncer de mama. Isso ocorre porque há uma mudança hormonal favorável para a mulher nesse período.

Os benefícios da amamentação não param por aí. Ela contribui para a formação saudável da arcada dentária do bebê, evita a anemia na criança e também proporciona momentos de prazer tanto para o pequeno quanto para a mamãe. Não deixe de amamentar seu bebê, e se houver alguma dificuldade, não hesite em pedir ajuda.

Gostou do post? Entendeu a importância e os benefícios da amamentação? Então deixe um comentário contando a sua experiência no assunto!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *