7 exames de saúde indispensáveis para qualquer bebê

Ter um filho é motivo de alegria e união. Afinal, a família inteira quer paparicar e proteger o novo bebê. Porém, mesmo nesse momento de felicidade, sabemos o quão importante é a atenção e cuidados que devemos dispensar à saúde do recém-nascido.

Existem inúmeros exames que devem ser feitos no 1º ano de vida do bebê e que serão cruciais para lhe proporcionar uma boa qualidade de vida. Quer aprender a cuidar melhor da saúde do pequeno? Então, continue a leitura deste post e conheça 7 indispensáveis exames para bebê!

1. Teste do olhinho

Esse importante teste é necessário para se detectar a catarata congênita e, também, alguns tumores. Ele é realizado assim que o bebê nasce, com o auxílio de um oftalmoscópio. Esse aparelho emite uma luz nos olhos, proporcionando um tom avermelhado, e a pupila deverá apresentar essa coloração de forma dissonante nas primeiras 12 horas de vida da criança.

2. Teste do coraçãozinho

Apesar de não ser obrigatório, o exame é muito importante para a identificação de doenças cardíacas. A sua realização se dá por meio do oxímetro, um aparelho de pressão que é colocado em duas partes do corpo do bebê. Para se certificar de que está tudo bem, o aparelho deve mostrar igualdade na oxigenação sanguínea entre os dois membros.

3. Teste do pezinho

Esse é um dos exames para bebê mais importantes nas primeiras horas de vida do pequeno, além de ser obrigatório. O teste do pezinho é realizado ao se retirar uma pequena amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido. O procedimento deve acontecer depois de 48 horas do nascimento, a fim de que o neném seja alimentado para a ativação metabólica. O sangue é coletado em um papel filtro e o teste vai apontar justamente problemas metabólicos que o bebê possa vir a ter.

4. Teste da orelhinha

Entre os exames para bebê que são obrigatórios está o da orelhinha. É a partir desse exame que será possível detectar se o neném apresenta algum problema de audição. Ele é efetuado com a ajuda de um fone de ouvido em conjunto com um computador. O teste é feito a partir de dois dias do nascimento. Se o pequeno realmente tiver alguma deficiência auditiva, o seu diagnóstico precoce ajudará na busca por um tratamento mais eficaz, o que será essencial para a vida futura da criança.

5. Teste de Apgar

É realizado medindo-se a respiração, os reflexos, a cor da pele, a frequência cardíaca e o tônus muscular. O teste avalia a vitalidade do bebê no primeiro minuto após o parto e, novamente, cinco minutos depois do seu nascimento. A saúde do recém-nascido precisa se encaixar em uma nota entre 0 e 10. Se a pontuação for menor que 5, significa que o neném precisa de cuidados especiais. Caso esteja entre os 5 e 7 pontos, ele ainda está bem, mas pode precisar da ajuda de aparelhos para respirar nas primeiras horas. Por fim, uma pontuação entre 8 e 10 é sinal de que o pequeno está em ótimo estado de saúde.

6. Tipagem sanguínea

Como o próprio nome já diz, o exame vai mostrar qual o tipo de sangue do neném. Ele é feito com uma amostra que já foi retirada para o teste do pezinho e acontece 48 horas após o nascimento. Com o teste da tipagem sanguínea, é possível ter um preparo melhor em casos de emergência médica.

7. Teste do quadril

Esse teste enquadra-se em um dos exames para bebê que não é obrigatório, mas que é muito importante. A sua realização se dá por meio da movimentação do quadril e das pernas do bebê pela Manobra Ortolani, técnica usada pelos médicos. O teste do quadril diagnostica a osteoartrose precoce, doença que destrói a cartilagem óssea.

A prevenção é sempre o melhor remédio, por isso, não deixe para cuidar da saúde do seu filho quando já não tiver muito o que fazer. Todos esses exames de saúde são muito importantes para que você possa oferecer os cuidados que o bebê precisa e lhe proporcionar a melhor qualidade de vida!

Quer saber mais sobre os cuidados essenciais com o seu bebê? Então assine a nossa newsletter!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *