Montando o quarto do bebê: 5 cuidados necessários!

A chegada de uma criança é motivo de muita alegria para uma família. Por essa razão, muitas mamães preparam tudo com muito cuidado para que o quarto do bebê fique impecável.

No entanto, nem sempre a beleza é sinônimo de segurança, e é nesse ponto que os pais precisam ter mais atenção. No artigo de hoje, vamos apresentar uma lista com dicas de cuidados que você deve ter. Vamos lá?

1. Tenha atenção ao escolher o berço

Um dos primeiros itens adquiridos pelos papais de primeira viagem é o bercinho onde a criança ficará acomodada. Mas não olhe somente a aparência do móvel; certifique-se de que ele atende a algumas exigências importantes.

A primeira delas é o selo do Inmetro, que garante a qualidade do item. Além disso, as medidas também merecem atenção. As grades, por exemplo, não podem ter mais do 6,5 cm de espaço, para que o bebê não corra o risco de enfiar a cabeça no vão.

É imprescindível também ver o material com que o berço é fabricado. Observe as especificações quanto à tinta (de preferência compre algo que seja hipoalergênico). Não se esqueça de um colchão que seja exatamente da medida do móvel — nem maior ou menor. Isso diminui as chances de acidente.

2. Proteja as janelas

Além da cortina, que evita que os raios de sol batam nos móveis, você deve ter atenção ao fechamento das janelas. Tenha uma tela de proteção e travas de segurança nelas.

Nunca coloque móveis em baixo da cortina, pois um vento pode bater e derrubar ou arremessar objetos, que podem ferir os bebês. Se ela não for de correr, mantenha-as fechadas para que não batam e causem problemas.

3. Cheque a parte elétrica

Essa dica vale especialmente para aquelas casas mais antigas, que não passam por uma revisão elétrica há anos. Não deixe de fazer a checagem, especialmente no quarto do bebê.

Verifique se não existem fios expostos, se as lâmpadas e tomadas estão em perfeito estado. Nesse último caso, vale até mesmo uma atenção especial. Como os pequenos são bastante curiosos, muitas vezes colocam os dedinhos nas tomadas e correm o risco de levar choques elétricos. Você pode evitar isso: basta colocar protetores nesses locais.

4. Coloque protetores onde for possível

Os protetores são grandes aliados contra acidentes domésticos. Eles servem para armários e portas em geral. Além de evitar que eles abram com facilidade, também previne que apertem os dedinhos ou batam a cabeça. Lembre-se de que essa adaptação pode (e deve!) ser feita antes mesmo do nascimento, já que bebês costumam crescer e dar os primeiros passos rapidamente.

Se você tiver um trocador, lembre-se de mandar instalar proteções dos lados, isso evita que o bebê se vire na hora de trocar a fralda ou roupa. Dê atenção também às quinas: coloque acabamentos e protetores com espuma.

5. Tome cuidado antes de comprar itens que se movem

Os tapetes e os paninhos são parte da decoração. É normal que as mães queriam o quarto do filho impecável, porém atenção antes de comprar itens do tipo.

Os tapetes devem ser antiderrapantes e antialérgicos. Além de evitar que as crianças escorreguem e batam em algum lugar, previne o surgimento das reações alérgicas.

Cuidado também com os paninhos. Não os deixe acessíveis para que as crianças possam puxar. Lembre-se de que se tiver objetos em cima, eles podem cair nelas.

Os cuidados com um bebê são inúmeros e alguns até mesmo são imprevisíveis, mas como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Depois de todas as dicas que listamos, não se esqueça de deixar o quarto do bebê aconchegante para receber o novo membro da família!

E para continuar no assunto segurança, aprenda mais sobre como escolher o berço ideal para seu bebê. Boa leitura!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *