Saiba mais sobre as melhores frutas para bebês!

O leite materno é um alimento completo e oferece ao bebê todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Após os seis meses, o bebê deve ter sua dieta complementada com outros alimentos, como frutas e legumes.

A introdução desses alimentos vai melhorar a relação do pequeno com a comida e tornar sua dieta mais saudável. As frutas podem ser oferecidas em sucos, purês ou ao natural, dependendo da aceitação da criança.

Durante a introdução de alimentos sólidos é essencial ter atenção com o que o pequeno come. Não basta apenas incluir qualquer fruta e legume no cardápio, pois é necessário acertar nas escolhas.

A seguir você vai saber mais sobre as 7 melhores frutas para bebês e, assim, fornecer tudo que o pequeno precisa. Confira!

Banana

A banana é uma das frutas que podem ser oferecidas ao bebê a partir dos seis meses. Ela é rica em potássio, fibras e vitaminas, o que a torna uma ótima aliada para a saúde do pequeno.

Além de evitar cãibras musculares, seu consumo ajuda a regular o intestino, o que pode ser ótimo para os pequenos que sofrem com a diarreia ou cólicas.

Maçã

A maçã também pode ser introduzida na alimentação do bebê e é uma fruta rica em água, fibras e vitaminas.

O consumo da maçã ajuda a soltar o intestino preso, sendo uma boa aliada para aqueles que sentem esse desconforto.

A fruta também auxilia no controle da diabetes devido ao seu baixo nível glicêmico.

Pera

A pera conta com vitaminas do complexo B e C e fibras, além de outros nutrientes em sua composição.

Ela ajuda na retenção de cálcio — o que fortalece os ossos — e melhora o sistema imunológico; Assim previne doenças e, de quebra, é de fácil digestão.

Melancia

Já a melancia é rica em vitaminas, ferro, cálcio e potássio, além de ter 90% de água.

Ela ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, impede a diabetes, fortalece os ossos e ajuda a produzir anticorpos.

Melão

O melão é mais uma opção para incluir no cardápio nessa fase, sendo rico em potássio, vitamina A e C e outros nutrientes.

Entre seus diversos benefícios estão o aumento da resistência do sistema imunológico, proteção dos olhos e pulmões e fortalecimento dos ossos.

Mamão

O mamão é rico em ferro, cálcio, potássio e vitaminas. Sua ingestão ajuda a fortalecer o sistema imunológico do bebê, protege os olhos e diminui o colesterol ruim.

Além disso, suas fibras ajudam o funcionamento do intestino, aliviando o incômodo das crianças que têm problemas nesse sentido.

Laranja

A laranja é rica em vitamina C, uma excelente aliada na hora de proteger o organismo de gripes, resfriados e outras doenças.

A fruta também tem fibras e proteínas em sua composição, as quais ajudam a normalizar o intestino preso.

Mas como oferecer as melhores frutas para bebês?

Para ter certeza de que você está fornecendo as melhores frutas para o seu bebê é essencial observar alguns pontos.

Na hora de comprar frutas, prefira as que estão na época, já que as vendidas fora do tempo contam com substâncias nocivas para que fiquem maduras. Opte pelas feiras orgânicas, em que as frutas não contêm agrotóxicos.

Além disso, evite oferecer frutas arredondadas e pequenas in natura, como uvas. Elas podem fazer com que a criança engasgue. Por isso, prefira cortá-las em pedaços menores e de mais fácil ingestão.

No mais, o bebê pode comer todo tipo de fruta, até mesmo as cítricas. O importante é nunca obrigar o pequeno a comer mais do que ele aguenta e consultar o pediatra sempre que necessário.

As frutas compõem parte importante da alimentação dos bebês e, por isso, devem ser escolhidas levando em conta suas propriedades e se são da época. Ao oferecer as melhores opções, o pequeno terá contato com diferentes texturas e vai ter um cardápio mais vasto!

Gostou do artigo? Que tal compartilhar nas redes sociais e deixar outras famílias por dentro do assunto?

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *